Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia da gratidão


     Hoje é o Dia da Gratidão, dia de Reis. O que você tem a agradecer? Pare um pouco e pense em tudo o que você recebeu da vida. Primeiro, o privilégio de estar vivo. De poder ler e pensar. E o que mais?
     Podemos começar agradecendo por tudo o que somos e pelo que existe no mundo. Tem muita barra na vida, muita injustiça e feiura, mas é uma viagem estarmos atentos para o que é bonito, vivo, vibrante. Eu fiz a minha listinha, e quero agradecer especialmente aos meus amigos, gente querida que me acompanha e me apóia há muitos anos. 
     Para refletir um pouco mais sobre a gratidão, posto aqui um poema de Fátima Irene Pinto que é de uma simplicidade e de beleza ímpares que vale muito a pena. Depois da leitura pense: O que você destaca em sua lista de gratidão?

Oração do Matuto

Ói  Deus,
Nóis  tá  sempre  pedindo  as  coisas  pro  Sinhô
Nóis  pede  dinheiro
Nóis  pede  trabaio
Nóis  pede  pra  chovê
E  se  chove  demais
Nóis  pede  pra  pará
Mode  a  coiêta  num  afetá

Nóis  pede  amô
Nóis  pede  pra  casá
Pede  casa  pra  morá
Nóis pede  saúde
Nóis pede  proteção
Nós  pede  paiz
Nóis  pede  pra  dislindá  os  nó
Quando  as   coisa  cumprica
Mode  a  vida  corrê  mió

Quano  a  coisa  aperta  nóis  reza
Pedindo  tudo  que  farta
É  uma  pedição  sem  fim
E  quano  as  coisa  dá  certo,
Nóis  vai  na  igreja  mais  perto
E  no  pé  de argum  santo
Que  seja  de  devoção
Nóis  deixa  sempre  uns  merréis
E  lá  no  cofre  da  frente
Nóis  coloca  mais  uns  tostão

Mais  hoje  Meu  Sinhô
Bateu  uma  coisa  isquisita
E  eu  me  pus  a  matutá
Nóis  pede,  pede  e  pede
Mais  nóis  nunca  pregunta 
Comé  que  o  Sinhô  tá
Se  tá  triste  ou  tá  contente
Se  percisa  darguma  coisa
Que  a  gente  possa  ajudá
E  por  esse  esquecimento
O  Sinhô  tem  que  nos  adiscurpá

Ói  Deus,  nóis  sempre  pensa
Que  o  Sinhô  num  percisa  de  nada
Mas  tarvez num  seja  bem  assim
Tarvez  o  Sinhô  percisa  de  mim
Sim,  o  Senhô  percisa,  sim
Percisa  da  minha  bondade
Percisa  da  minha  alegria
Percisa  da  minha  caridade
No  trato  co's  meus  irmão

Nóis  semo  seu  espêio
Nóis  semo  Sua  Criação
Nóis  num  pode  fazê  feio
Nem  ficá  fazendo  rodeio
Nem  desapontando  o  Sinhô
Nem  amargá  o  seu  sonho
Que  foi  um  sonho  de  amô
Quano  essa  terra  todinha  criô

Ói  Deus,  eu  prometo
Vô rezá  de  ôtro  jeito
Vô  pará  com  a  pedição
E   trocá  milagre  por  tostão
Tarvez  eu  inté  peça  uma  graça
Mas  antes  vô  vê  direitinho
O  que  é  que  andei  fazendo  de  bão
E  se  nada  de  bão  eu  encontrá
Muito  vô  me  envergonhá
E  ainda vô  pedi  perdão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.