Páginas

terça-feira, 20 de julho de 2010

A Todos os Amigos

         

          Hoje, data em que se comemora o “Dia do Amigo” quero dedicar este post a todos os amigos que possuo.

          Vinicius de Moraes certa feita assim escreveu: “Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles...”, assim também sinto.

          Os amigos já foram homenageados em belas canções, além disso, foram cantados em prosa e verso, eu mesma tenho um post neste Blog dedicado ao tema, Oscar Wilde, na sua genialidade também já brindou a amizade escrevendo sobre o mesmo tema uma das coisas que considero mais lindas, inspirado talvez pelo valor de uma bela relação desse tipo.

          Creio na importância de declarar nosso amor para as pessoas que amamos e esse texto tem essa intenção. Tenho muitos amigos e todos são especiais à sua maneira, o fato é: sem meus amigos estaria perdida, amo cada um deles.

          Tenho uma amiga que nos consideramos irmãs – e somos irmãs de alma – costumamos dizer que somos gêmeas, podemos ficar um tempão longe uma da outra, mas quando nos encontramos o diálogo é retomado como se tivéssemos estado juntas ontem, sem contar que sempre sabemos como a outra está. Às vezes ficamos até muito tempo sem ao menos falarmos ao telefone, mas, quando bate aquela saudade que não dá mais para segurar, sempre damos um jeitinho de driblar a correria que o dia-a-dia nos impõe para nos ver.

          Há amigos que são nosso porto seguro e minha “irmã gêmea” é o meu, ela nunca me faltou. Lembro-me bem do primeiro encontro que tivemos: ela com um nariz vermelho de tanto chorar a morte de seu cachorro e eu perguntando o que tinha acontecido. Reconhecemos-nos logo de cara e ela é o tipo de pessoa que escolhi para fazer parte de minha vida. Já rimos muito juntas, também já choramos, porque a vida é feita dessas coisas, compartilhamos momentos marcantes da vida uma da outra, nossa relação foi construída assim, nesse cotidiano atribulado como é o da maioria das pessoas. Vibramos com as conquistas uma da outra, brindamos nossas alegrias, choramos nossas tristezas, enfim, sempre compartilhamos o que acontece em nossas vidas. Somos presentes uma para outra. A conversa é sempre cheia de carinho: “Não estou suportando mais de saudades de você. Quando podemos nos ver?” Às vezes, o “você sabe que eu te amo?”, vem depois de uma conversa banal ao telefone ou no final de um e-mail trocado, noutras, é olho no olho. Há momentos em que palavras são dispensadas: basta o abraço forte em que somos capazes de ouvir o coração e os olhos se enchem de lágrimas.

          Minha “irmã gêmea” me conhece como poucos, me compreende sem que eu precise pedir, ela lê minha alma, talvez por isso, tenha escrito esse texto em homenagem ao dia do amigo, inspirada em uma amizade que me estimula a expressar para os outros amigos o amor que sinto por eles e dizer o quanto são importantes.

          Que todos os amigos sintam-se abraçados, beijados, acarinhados e mais uma vez digo: UM BRINDE A AMIZADE!