Páginas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

É NOITE DE SÃO JOÃO!




"Este ano, como todo ano / Uma vez por ano /
Tem quadrilha no arraial / E este ano, como sempre, /
Salvo chuva e salvo engano, / A satisfação é geral" (Chico Buarque)

Quadrilha, comidas de milho, forró, fogos de artifício, simpatias, tempo ameno e diversão. Assim é o São João. Preparar a fogueira para uma festa colorida, enfeitada e alegre. Esperada por mim e executada por minha mãe em tempos felizes. Uma festa para render homenagens a três santos, Santo Antônio, o casamenteiro, 13 de junho; São João, 24 de junho; e São Pedro, 29 de junho, que garante a chuva que cai ao longo do mês e encerra o ciclo.

O que mais me agradava eram as comemorações simples, a rua toda enfeitada, o forró pé-de-serra, os casais dançando, o milho assado na hora, a batata doce assada na fogueira e as pessoas sentadas perto dela, contando histórias. E na hora de dançar a quadrilha, nada de apresentação de gala, de concurso, e sim a pura diversão. As comidas com fartura regadas com quentão, pipoca, maçã do amor, as pessoas se reuniam para ver os fogos enfeitarem o céu e tínhamos uma confraternização em pleno meio do ano (quanta saudade!).

O que mais me agradava e que posso trazer para os dias de hoje são as músicas. As instrumentais, ótimas para dançar quadrilha, as do nosso Gonzagão e as cantigas populares, bem humoradas: "Com a filha de João/ Antônio ia se casar/ Mas Pedro fugiu com a noiva/ Na hora de ir pro altar" (Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago) ou "Eu pedi numa oração/ Ao querido São João/ Que me desse um matrimônio/ São João disse que não/ São João disse que não/ Isto é lá com Santo Antônio" (Lamartine Babo).

E ainda as que traduzem a beleza da festa: "Chegou a hora da fogueira/ É noite de S. João/ O céu fica todo iluminado/ Fica todo estrelado/ Pintadinho de balão" (Lamartine Babo), "Pula a fogueira Iaiá/ Pula a fogueira Ioiô/ Cuidado para não se queimar/ Olha que a fogueira/ Já queimou o meu amor" (João B. Filho), "O balão vai subindo/ Vem caindo a garoa/ O céu é tão lindo/ E a noite é tão boa/ São João, São João/ Acende a fogueira/ No meu coração" (Carlos Braga e Alberto Ribeiro).

Como as marchinhas de carnaval, essas cantigas juninas já não seduzem os compositores de forró. Muitos deles preferem aderir à moda eletrônica e transformam o São João numa festa de grande estrutura sim, mas de pouco romantismo. Ainda bem que as músicas, boas ou ruins, permanecem. Particularmente, escolho as que mais me encantam e deixo que a fogueira continue acesa dentro do meu coração iluminando minhas recordações!