Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

SAUDADE



Saudade, a palavra que só existe em português,
 mas cujo sentimento é universal.
Nostalgia do que já passou. Do que foi.
Sentir saudade é bom,
mas que a saudade gere esperanças de novos começos,
para que se viva mais plenamente o presente.

Dia da Saudade

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

De Corpo Inteiro - Entrevistas

    

     Quem me conhece bem, sabe da minha paixão pela literatura, música, cinema e coisas afins.Vivo espalhando o amor pela Minha Deusa – leia-se aqui Maria Bethânia Viana Telles Velloso – que quando nasci já brilhava nos palcos dessa vida.

     Outra paixão, Minha Estrela: Clarice Lispector, descoberta ainda menina e que não me canso de admirar, eu e muitos outros. Interesso-me por tudo o que se refere à Clarice, tudo mesmo e hoje ao abrir o jornal, em meio a tantas notícias nem sempre agradáveis de ler, para minha surpresa, me deparo com uma página inteira do caderno de Cultura do Estado de Minas trazendo Minha Estrela como destaque. Trata-se De Corpo Inteiro- Entrevistas, que, segundo a sobrinha neta de Clarice, Nicole Algranti, produtora, diretora e roteirista, “o filme teria sido um documentário, se todos estivessem vivos, mas passou a ser uma ficção com pitadas de documentário.”

     Não importa, o fato é que Nicole Algranti escolheu algumas das entrevistas marcantes feitas por Clarice e deu vida a um projeto que, talvez, tenha rondado seu subconsciente por muito tempo. Algumas atrizes de peso encarnam Clarice em suas entrevistas com personalidades do meio cultural brasileiro para a revista Manchete entre 1968 e 1969 e atores para dão vida aos entrevistados, porém, os entrevistados que estão vivos foram convidados a responder as mesmas questões de Clarice. Fico imaginando a riqueza de uma época!

     Como se não bastasse reviver um período que não vivi, o tema da trilha sonora foi composto por Frejat, mas há a música inspirada por texto da própria Clarice retirado de Água Viva que Cazuza musicou e que é interpretada por Adriana Calcanhoto. O DVD traz ainda o Making Of e curta metragem O ovo, narrado por ninguém menos que Minha Deusa: Maria Bethânia.

     Curta um pedacinho do Making Of:
http://www.youtube.com/watch?v=PlUz0OPeSlU

domingo, 24 de janeiro de 2010

SÃO PAULO

     Dia 25 de janeiro é comemorado o Aniversário da Cidade de São Paulo. É dia de festa para os paulistanos!Em 25 de janeiro de 1554, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o Colégio dos Jesuítas, com a intenção de estabelecer um colégio para a educação dos indígenas da região. O Páteo do Colégio, no centro da cidade, é considerado o marco zero da fundação de São Paulo. O lema da cidade presente em seu brasão oficial é constituído pela frase em latim “Non ducor, duco” que significa: “Não sou conduzido, conduzo".
   

     A cidade recebeu esse nome, porque no dia 25 de janeiro a Santa Igreja celebra a conversão do Grande Apóstolo Paulo, tornando-se São Paulo e assim, dando seu nome à cidade.

     Às vésperas de completar 456 anos, o Ibope publicou uma pesquisa em que 57% dos paulistanos se declararam insatisfeitos com o bem-estar da cidade e se pudessem deixariam de viver na maior metrópole aquariana do país. Como paulistana, vejo isso com tristeza, mas também com bons olhos.

     É triste porque gostaria que minha cidade fosse um lugar primoroso, onde os problemas históricos como a violência, o caos no trânsito, os alagamentos constantes, os problemas de moradia, a poluição tivessem sido superados ou no mínimo, tivessem perspectivas de serem solucionados. Com essas questões solucionadas, aliadas às coisas boas que São Paulo oferece – vida cultural efervescente, uma gastronomia diversa e rica, uma cidade que parece ter lugar para todo mundo – fizessem dela a melhor cidade do mundo, que cá para nós, está longe de se tornar realidade.

     Ao mesmo tempo, é confortante perceber que os paulistanos têm consciência dessas deficiências, e povo com senso crítico é sempre melhor que aquele que tenta tapar o sol com a peneira – como é o caso dos cariocas que teimam em dizer que o Rio é o paraíso, quando sabemos que vive num estado de guerra e com tantos problemas de infraestrutura quanto São Paulo.Tenho certeza de que se fizessem uma pesquisa semelhante no Rio de Janeiro, o resultado seria o oposto ao da capital paulista.


     Não é realmente saudável viver num lugar onde se perde duas horas no trânsito ou numa fila de banco; onde a cada chuva as pessoas perdem a vida ou tudo que construíram com esforço; onde não se pode sair às ruas com tranquilidade; onde a poluição mata tanto como qualquer ataque do coração e onde o lixo toma conta das ruas.

     Como brasileiros temos que desejar uma vida melhor em todos os sentidos. Não podemos nos contentar com pouco porque é isso o que querem os governantes corruptos e sem responsabilidade social. Enquanto nos considerarmos o povo mais feliz do mundo, os políticos não vão fazer a parte deles. O primeiro passo é usar nossos olhos para enxergarmos nossas misérias, conduzir e não deixar-se ser conduzido como diz o lema de nossa bandeira.

     A São Paulo declaro o meu amor incondicional e desejo que  essa metrópole e sua gente diversamente rica, realmente possa ter dias bem melhores!