Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2010

INDEPENDÊNCIA

        
          O Horário Político Brasileiro é um espetáculo estarrecedor, paro em frente à TV entre incrédula e chocada.
          Sabemos que não é de hoje que tais espetáculos acontecem, porém, a cada eleição a coisa só faz piorar e o que mais me incomoda, é saber que muitos desses candidatos ainda conseguem votos quando não deveriam nem pleitear a um cargo público. Não sou radical, porém, sou da opinião de que para se pleitear uma vaga a um cargo político, deveria ao menos existir critérios, assim como existem para se realizar uma prova de concurso público e também existem critérios para candidatar-se a qualquer vaga em qualquer empresa. E não vale dizer que sim, existem critérios, que ser alfabetizado - alfabetizado aqui quer dizer saber assinar o nome - ser maior de vinte e um anos, ter filiação partidária, que isso não dá para engolir.
          Minha indignação torna-se maior quando percebo que conseguir se eleger tornou-se sinônimo de bom salário – leia-se aqui; salário ganho sem nenhum esforço ou ainda bastando marcar presença, trabalhar dois ou três dias na semana, ter à disposição um gabinete com assessor, secretários, ajuda de custo para comprar terno, auxílio moradia, passagens aéreas, carro com motorista e mais um sem números de “vantagens” - despesas pagas com nosso dinheiro.
            O fato é: enquanto achamos graça de candidatos como Tiricas, Marcelinhos, mulheres Pêra, Melancia e a feira toda, acreditando que não é possível que figuras como estas possam ganhar uma eleição porque não têm chance alguma, quando na verdade, eles não só conseguem ganhar como nossos legítimos representantes, como usufruem do nosso dinheiro numa boa, enquanto a gente continua achar graça - talvez da nossa própria incompetência. Não podemos ser tão omissos, porque se eles assim se apresentam, é com nossa permissão.
          No dia de hoje em que o 188º aniversário da proclamação de Independência de Portugal é comemorado ou festejado, me pergunto se temos motivos reais para comemorações...
          Precisamos, de fato, de Independência!