Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A ARTE DE SER LEVE


O título da postagem de hoje é para falar do novo livro de Leila Ferreira, essa pessoa encantadora e de sorriso vasto.

Se antes eu gostava dela como entrevistadora do programa Leila Entrevista agora, gosto mais. Há quase dois anos tive a sorte grande de conhecê-la através do meu trabalho na Árvore de Comunicação e posso garantir que ela é mesmo apaixonante.

Seu primeiro livro leva o nome do antigo programa da TV, onde de forma bem humorada nos conta sobre os bastidores de algumas das muitas entrevistas que realizou, as loucuras e as saias justas desses bastidores para conseguir levar ao ar o programa. O segundo livro intitulado Mulheres Por Que Será Que Elas...? não perde o tom do bom humor e aprofunda nesse nosso vasto universo feminino que é uma loucura e visto sob a ótica que nos é apresentado, somos capazes de esquecer o mundo ao redor na hora em que estamos lendo. Aliás, o livro é tão bacana que para mim virou símbolo de qualquer data que significasse presentear e o mais legal – não tem quem não goste. No círculo das amigas o título foi tão bem aceito que virou uma espécie de corrente ou vírus e funciona assim; eu o dei de presente para uma amiga que gostou tanto que resolveu presentear uma outra, como a outra que ganhou (e também adorou) tinha um aniversário achou que seria um presente e tanto e assim vai caminhando até hoje. As histórias são tão divertidas que acabaram virando tema das conversas na roda de amigas, desculpa para o papo ficar ainda melhor, arrancar risadas deliciosas e aparecer mais casos engraçados. Muitas vezes choramos de tanto rir com as ilustrações feitas por Leila e a coisa mais interessante nisso tudo, é que através das histórias vamos nos dando conta de que precisamos refletir para não ficarmos mais insanas do que já somos habitualmente.


 
Chega às livrarias o mais novo título de Leila – A arte de ser leve, que trata do que ela considera fundamental: Gentileza, Bom Humor, Leveza. Leila viaja por esse país afora dando palestras, tratando desses temas como quem lança sementes para quem sabe, ver suas sementes florescerem na esperança de termos um lugar melhor para vivermos. Como vivemos um tempo em que tudo é para ontem, as pessoas andam se esquecendo de pequenas atitudes ou gestos de delicadeza que acabam ficando relegados a segundo plano. “O estresse virou desculpa para tudo, até para o que não tem desculpa”, diz e arremata: “As pessoas estão tão preocupadas em consumir chá verde, ração humana, fazer longas caminhadas diárias para não engordarem e acabam esquecendo que o espírito está adquirindo uma obesidade mórbida por conta de tanto mau humor, tanto egoísmo e tanta falta de educação”.

No lançamento do livro feito através do projeto Sempre Um Papo na noite do último dia 10 de agosto, Leila disse não considerar que seu livro seja uma receita, ela não tem a menor intenção de ensinar a qualquer pessoa como se tornar mais leve, diz ainda que persegue o desejo de se tornar uma pessoa assim e nos mostra através de suas narrativas (leves), que nem tudo está perdido. Há um pequeno detalhe nisso tudo, mas é mínimo mesmo, Leila é perfeccionista, dedicada e incansável em sua preocupação com os temas da tríade  gentileza, bom humor e  leveza, vai disseminando-os por onde passa, é a sua bandeira. Não só na teoria, mas na prática que é o fundamental - sim, Leila é das pessoas mais educadas, gentis, bem humoradas e encantadoras que já tive a oportunidade de conhecer – se isso não for leveza precisarei de uma nova definição.

Para quem perdeu o lançamento de A arte de ser leve pelo Sempre Um Papo, poderá conferir toda a simpatia da Leila de perto. É que amanhã – 25/08 – ela estará autografando seu novo livro na livraria Leitura do Shooping Cidade a partir das 19h.
Foto: Gabriel Araújo